A má alimentação e o aumento dos índices de obesidade no Brasil têm levado ao aumento dos casos de câncer colorretal no país. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) indica o aparecimento de 40 mil novos casos anualmente no Brasil, sendo o segundo tipo da doença mais comum em homens e mulheres, com exceção do câncer de pele não melanoma.
“Estilo de vida, hábitos alimentares, obesidade e sedentarismo levaram a um aumento na incidência deste tipo de câncer nos últimos anos”, alerta a médica Fernanda César Oliveira.
A oncologista explica que esse crescimento tem sido observado principalmente pela dieta adotada nas últimas décadas, com alimentos industrializados e gordurosos, embutidos e muita carne vermelha. além de fatores como tabaco, álcool, obesidade e distúrbios metabólicos.
“O intestino fica sobrecarregado com esse excesso. Por isso, é preciso adotar hábitos saudáveis e ficar alerta os sinais para um diagnóstico precoce.
Segundo Fernanda, uma alimentação saudável é composta, principalmente, por alimentos in natura e minimamente processados, como frutas, verduras, legumes, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, grãos e sementes.
“Esse padrão de alimentação é rico em fibras e, além de promover o bom funcionamento do intestino, também ajuda no controle do peso corporal. Manter o peso dentro dos limites da normalidade e fazer atividade física, movimentando-se diariamente ou na maior parte da semana, são fatores importantes para a prevenção deste tipo de câncer”, reforça.
Os sintomas do câncer colorretal muitas vezes são confundidos com a síndrome do intestino irritável, hemorroidas e anemia crônica. Por isso, segundo a médica, o rastreio deve ser feito em caso de qualquer sinal suspeita, além de histórico familiar.
Comente este post