Estamos no mundo globalizado com diversos avanços constante no mercado de empregos. A competitividade por oportunidades é grande. E aí, aonde você está localizado no mercado de trabalho?
Existem os profissionais tanto faz, tanto fez. Aceita um emprego aqui e ali e vai vivendo a base de rescisões trabalhistas. O mercado está cheio desses personagens e dessas vagas. Aquela vaga que praticamente você entra com o mínimo de formação, pois sabe que 6 meses, um ano depois não estará mais fazendo parte da equipe. Há aqueles que nem passam do período experimental. Esses nem se preocupa em se capacitar e mudar a sua vida. Vive muitas das vezes arrodeados de aproveitadores momentâneos e de pessoas que só puxam para baixo.
Desestimulados e negativos não procuram se capacitar. E nem é pelo lado financeiro e sim pela negatividade que já tomou conta do seu ser.
Falando desse perfil de profissional, o mercado tem várias possibilidades de formação gratuita ou mais em conta. Os cursos estão aí, muitas das vezes de forma gratuita pelo poder público. E não é um ou dois cursos, são vários que estão em circulação. Destacamos os cursos de informáticas, cuidadores, cursos básicos de beleza entre outros.
Quando chegamos a classe de média dos trabalhadores, esses são os esforçados. Esses buscam se capacitar sempre, mesmo que não sejam cursos de alta performance. Temos vários no mercado de trabalho, que são pessoas de confiança, honestas, dedicadas, mas que não conseguem evoluir em seu capital intelectual. Este tipo de empregado, todo empregador quer ter. Além de todas essas qualidades já citadas anteriormente, esse profissional no mercado de trabalho não é tão valorizado (financeiramente falando) e na maioria das vezes ele mesmo não quer se arriscar muito por conta da estabilidade adquirida. Esse perfil de profissional investe em cursos, faculdade, pós graduação – mas deixa a desejar na mudança de mentalidade.
Por último, os profissionais de alta performance. Esses investem cada vez mais na força da mentalidade. Já passaram por todos os cursos básicos, todas as graduações desejadas. Mas agora o investimento é total na mentalidade forte e vencedora. Conhece sua capacidade, não possui medo de arriscar e luta dia pós dia para ser melhor que o dia anterior.
Esse tipo de profissional não aceita mais qualquer emprego ou desafio. O desafio é ele contra ele mesmo. Focado em resultado, obstinado por ser líder e cada dia melhor com ele mesmo. Cuida do corpo e da mente. Cuida do seu entorno. Por consequência a vida financeira estabilizada.
Esse perfil não vive de maneira cíclica aquilo que já deu errado. Muda, evolui e não pensa em fazer mal a ninguém, mesmo que alguém já tenho te feito mal. Acredita que o tempo afasta as pessoas, mas nunca as verdadeiras.
No final das contas, independente da sua idade, seu atual estágio e o perfil que você se identificou, sempre há tempo para mudanças. O mundo é feito de oportunidades e se não chegou a sua, continua a buscar que ela está reservada.
Por: Everton Riazor
Comente este post