
O Artista mateense Alcides Japão 48 anos morador da ilha de Guriri desde 1993, através de influência de amigos que o pediram para fazer umas placas para que fossem instaladas na orla de Guriri, o “Projeto Plaquinhas felizes” cujo as mesmas estão sendo instaladas no lado sul do balneário mais precisamente na área de surf, um local que é chamado por ele de “quintal da sua casa”.
O projeto que foi iniciado a alguns anos pra conscientização dos turistas e da população pra preservar é zelar pela restinga. A ideia em si se transformou em carro chefe e uma identidade do lado sul da Ilha de Guriri, haja visto que vários turistas e moradores se fotografam nas placas e postam em suas redes sociais e assim divulgando as belezas de nossa ilha, hoje já foram confeccionadas aproximadamente 200 unidades, sendo que algumas foram roubadas.
Segundo Japão, todo o custeio desde a madeira, tinta e a instalação das plaquinhas são de com recursos próprios, pois não tem apoio de nenhum órgão público ou privado.
“O nosso objetivo também é informar e ajudar as pessoas a refletirem as coisas boas da vida, pois precisamos as vezes apenas de uma boa frase p nós acalmarmos. Guriri é o quintal da minha casa, preciso cuidar, mantê-lo limpo e bonito sempre, faço o que eu posso e consigo, gostaria e queria fazer muito mais, porém tenho limitações que impedem em ampliar esse belo projeto”, disse Japão.
Ainda segundo Japão, as plaquinhas refletem muito o momento em que vivemos, o da pandemia, são plaquinhas motivacionais que as vezes estão transcritas o que realmente as pessoas precisam ouvir no momento e acabam lendo nelas.
“Sempre que tenho um tempo, vou na orla e fico ali, sentado, olhando as pessoas fazendo fotos, as vezes dou uma caminhada para olhar e sentir a vibração de moradores e turistas. De vez em quando até pergunto o que estão achando, se gostaram da ideia. Nem todo mundo sabe que sou eu quem produzo o material e mesmo assim, tecem elogios. Esses dias indaguei duas mulheres que estavam pedalando quando pararam as bikes para fazerem fotos. Perguntei por que resolveram fotografar e fui surpreendido com a resposta: Primeiro porque são lindas, segundo porque estamos vivendo um momento muito triste, muitas mortes e vejo que essas placas nos dão uma motivação a mais para lutarmos no dia a dia contra esse vírus e os desafios da vida, muito legal, sempre fotografo aqui. Vai colocar no restante da orla também?” Perguntou uma das ciclistas.
Japão disse ainda que várias pessoas pegaram amor ao trabalho e o procuram, lhe passando frases p colocar na ilha, pois sentem que tem que compartilhar o sentimento que carregam dentro de si e que Guriri e o quintal da casas delas também, segundo Japa, isso é muito gratificante.
“Não vou parar, vou continuar fazendo as plaquinhas e tocando o projeto com as bênçãos de Deus, mesmo sem ajuda do poder público, privado ou pessoal”, finalizou Japão.
Recentemente a exemplo do que fez na área de surf, Alcides Japão confeccionou mais uma placa (foto), a peça tem 4,60cm x 0,60cm por 7 cm de espessura e a ideia é instalar em forma de portal na área central de Guriri entre a igrejinha e o acesso onde é praticado o futevôlei porém, o artista aguarda a liberação do Prefeito Daniel Santana.
Quem quiser conhecer mais os trabalhos do Alcides Japão, pode seguir e acompanha-lo nas suas redes sociais:
https://www.instagram.com/by_japas_surf_house/
https://www.facebook.com/tuctucbyjapas
Veja as fotos da nova placa:
Comente este post