Com Richarlison como embaixador, o Leão do Norte atraiu os holofotes desde primeira apresentação na Série B do Campeonato Capixaba, a vitória por 3 a 2 sobre o Sport-ES, no Kleber Andrade. E o clube veneciano não deixou dúvidas ao se classificar para a fase mata-mata com antecedência e, posteriormente, conquistar o título da Segundona.
O sucesso imediato foi potencializado pelo fato de 10 dos 11 jogadores que entraram em campo na primeira partida da história do Nova Venécia ainda estarem no elenco atual, o que também contribuiu para o título da Copa Espírito Santo 2021.
De acordo com Richarlison, ele não sabe decidir qual é o melhor momento da curta história do Leão do Norte.
” Acho que os dois títulos. O Nova Venécia era um time estreante jogando contra um monte de equipes tradicionais e não sentiu esse peso. Prova de que a organização e o planejamento da equipe são tão importantes quanto a tradição e o peso da camisa. Eu torci e vibrei muito com as duas conquistas, porque vi todo o trabalho do dia a dia do meu pai, do Lucian e todos no clube para que essas conquistas acontecessem”.
O título da Copa Espírito Santo 2021
Nos números, o Nova Venécia foi a melhor equipe capixaba da temporada 2021. Das 23 partidas disputadas dentro do Espírito Santo, o Leão do Norte venceu 15, empatou sete e perdeu apenas uma vez. Ou seja, um aproveitamento de 75,36%.
Já com o objetivo de conseguir o acesso a elite capixaba concluído, o Nova Venécia a conquista da Copinha colocou a “cereja no bolo” e deu ao time veneciano as vagas para a Série D do Campeonato Brasileiro, para a Copa do Brasil e para a Copa Verde em 2022.
“Um dia ruim pode tirar uma classificação ou um título de uma equipe que está em melhor momento do que a outra. Mas o trabalho foi muito bem feito e sabíamos que tínhamos capacidade de chegar longe nessas competições. Fizemos campanhas muito boas até aqui e a equipe mostrou que, além da parte técnica que é excelente, também tem organização, garra e espírito de luta. Tudo isso fez com que o Nova Venécia pudesse chegar a esse título e à classificação para as competições nacionais que vai disputar esse ano – declarou o atacante do Everton.
Não precisou de um ano e o Nova Venécia já estava na Copa do Brasil. Pior posicionado no Ranking Nacional de Clubes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o time veneciano tinha a obrigação de vencer o tradicional Ferroviário, do Ceará e conseguiu vencer por 2 a 1, mesmo saindo atrás no marcador.
A caminho da segunda fase da Copa do Brasil e, portanto, a primeira partida de sua história fora do estado do Espírito Santo, o Nova Venécia assumiu a liderança do Campeonato Capixaba 2022. No entanto, pela segunda fase da competição nacional, o Leão do Norte perdeu para o Atlético-GO e se despediu da competição. Apesar do desfecho com a eliminação, Richarlison viu o time jogando de igual para igual contra um clube de Série A.
“Muito bem organizado e brigador. No jogo com o Ferroviário saiu atrás, precisava virar a partida e conseguiu. Teve paciência e sabedoria para reagir. Contra o Atlético Goianiense, mesmo quando o placar estava desfavorável, a equipe não se apequenou e brigou até o fim pelo empate, ainda que o adversário fosse um time de Série A. São coisas que mostram que o clube está no caminho certo.
Nova Venécia 1×0 Desportiva, Campeonato Capixaba 2022a — Foto: Samuel Gomes
Atualmente, o time que tem o atacante Richarlison como embaixador é o primeiro colocado do Campeonato Capixaba 2022 e tem garantida o posto de líder isolado da primeira fase do estadual. Já no próximo mês, o Nova Venécia estreia pela Série D do Brasileiro.
Como o próprio apelido já diz, o time veneciano é o Leão do Norte, por estar localizado no noroeste do Espírito Santo. O jogador capixaba falou sobre o clube abraçar todo o estado.
– O trabalho tem sido feito para que o time se torne um orgulho, representando bem nosso estado em competições nacionais e voltando a dar esse gosto ao nosso povo de ver um representante seu brigar de igual para igual com grande equipes do Brasil. Isso a gente já vê refletido no número de sócios e no número de seguidores nas redes sociais, que é cada vez maior. Além disso, vem investindo na estrutura, no bem estar dos jogadores, na comunicação e na base, para que seja algo duradouro e que seja sustentável desde o início. É um projeto que vai honrar o Espírito Santo – finalizou o atacante da Seleção Brasileira.

Comente este post