O Plenário da Câmara de São Mateus aprovou, por unanimidade, a Indicação sob o nº 365/2021 de autoria do presidente do Legislativo, Paulo Fundão, que solicita ao prefeito Daniel Santana a construção de um matadouro público municipal, destinado ao abate de bovinos e suínos.
Este pleito é uma antiga reivindicação de micro e pequenos empreendedores do ramo de açougue, que alegam inviabilidade financeira para comercializarem carnes com preços menores, se adquiri-las de frigoríficos, levando cerca de 70% dos pequenos comerciantes ao abate clandestino, procedimento que é combatido por lei.
Mobilização
Na tribuna da Câmara, a convite de Paulo Fundão, o comerciante e ex-vereador Vilmar Gonçalves de Oliveira clamou pela mobilização do Legislativo junto ao Executivo, no intuito de acatar o pedido.
“Que a Câmara faça uma reunião com Daniel para construção do matadouro municipal. Isso é um projeto muito importante para nós comerciantes e a classe trabalhadora. O consumidor vai pagar bem mais barato. Que plantem esta semente dentro de São Mateus”, pediu Vilmar.
“Os comerciantes querem regularizar sua situação de abate e ter um frigorífico para atendê-los é de extrema importância. Nós vamos levar esse diálogo adiante para a gente plantar esta semente e, lá na frente, colhê-la. No que depender de mim, estou pronto para ajudar”, disse o vereador autor do pedido.
Aprovada na sessão ordinária desta terça-feira (01), a indicação de Paulo Fundão foi encaminhada ao prefeito Daniel para análise e encaminhamento de resposta.
Comente este post