O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, fez um pronunciamento na tarde desta quinta-feira (25) para anunciar novas medidas restritivas. As decisões são para enfrentar a pandemia de covid-19, que tem se agravado no Estado com a escalada no número de casos, mortes e ocupação de leitos de UTI exclusivos a pacientes atingidos pela doença.
O mandatário do Palácio Anchieta saiu de uma reunião com a classe empresarial e com o setor produtivo do Estado e confirmou novas regras. Entre elas, ele comunicou a suspensão de circulação de 100% da frota do sistema Transcol, comércio atacadista, lojas de material de construção, casas de autopeças e oficinas de reparação de veículos. As agências bancárias, atividades de pesca no mar e casa lotérica serão consideradas atividades essenciais até o próximo sábado (27), mas deixam de ser essenciais no domingo. Suspensão de Atendimentos atendimentos ambulatoriais (exceto serviços de urgência e emergência).
As novas medidas devem passar a valer a partir do próximo domingo (28).
E as regras do decreto estadual, que valeriam até 31 de março, serão estendidas até 4 de abril, domingo de Páscoa.
No dia 16 de março, o governador anunciou fechamento total no comércio, escola e outras atividades no Estado. A medida entrou em vigor há uma semana e, até o momento durará 14 dias. Na ocasião, ele justificou o anúncio das medidas.
“Estamos na pior fase da pandemia, enfrentando um ambiente de guerra”, reconheceu. Ele apontou como as principais razões para a disparada do contágio no Brasil a demora na vacinação, a falta de uma coordenação nacional das medidas sanitárias, o surgimento de novas cepas do coronavírus e o negacionismo de parte da sociedade sobre a gravidade da pandemia.
Confira o que falou o governador Renato Casagrande:
Dados preocupantes
Boa tarde. Nós estamos hoje numa quinta-feira, no oitavo dia da quarentena. Estamos cumprindo a quarentena que faremos até 31 de março. Avançamos nesses oito dia mas precisamos reconhecer que nós precisamos avançar mais. É importante que a gente compreenda que os dados que a gente tem devem deixar todos os capixabas preocupados. A partir desses dados, os capixabas devem ficar preocupados e que tomem medidas para reduzir a interação e melhorarmos os indicadores que estamos discutindo com vocês todos os dias.
Realidade do Espírito Santo x Outros Estados
Não é uma realidade capixaba. Nós aqui estamos atendendo a todos que demandam um leito, um leito de UTI, de enfermaria. Muitos Estados não estão conseguindo atender como conseguiram atender no passado. Muitos perderam a vida esperando um leito de UTI. Aqui no Estado do Espírito Santo, estamos atendendo a todo mundo.
Taxa alta de ocupação de leitos de UTI
Por que temos que avançar mais? A taxa de ocupação de leitos desde o dia em que decretamos a quarentena ela está se mantendo acima de 90%. Mesmo com a gente abrindo leitos todos os dias praticamente. Hoje, estive em Colatina, abrindo leitos de enfermaria. Ontem, na Santa Casa de Misericórdia de Vitória, abrimos leitos de UTI e de enfermaria. Amanhã, estaremos num hospital particular da Serra, abrindo mais leitos de enfermaria. Mesmo abrindo leitos todos os dias a taxa de ocupação de leitos de UTI permanece acima dos 90%. Essa é uma razão que exige que a gente possa avançar mais.
Segurança e educação
A partir do dia 15 de abril, a reserva técnica dos lotes de vacina, que é de 5% do total de lotes que chegam a partir desta data, será aplicada aos profissionais da segurança pública e da educação em atividade e na linha de frente.
Ambulatorial
O decreto do governador também suspende o atendimento ambulatorial especializado. A atenção básica, em unidade de saúde, vai continuar, inclusive a vacinação contra a Covid-19.
Leitos
De acordo com o governador, nos próximos dias, até o fim do mês de abril, o estado terá mais de 2 mil leitos exclusivos para o tratamento da Covid-19.
“A taxa de ocupação de leitos está se mantendo em 90% desde o início da quarentena, mesmo abrindo leitos quase todos os dias”, apontou Casagrande. “Os pronto-atendimentos e unidades de saúde estão trabalhando no limite, sempre com leitos de estabilização praticamente todo ocupados. A pressão sobre o sistema de saúde é muito forte”, explicou.
“O número de óbitos nos últimos dias é crescente. Estamos com uma média de 31 óbitos por dia nos últimos 14 dias. Estamos batendo recorde de registro de pessoas perdendo a vida, infelizmente. Ficamos torcendo para reduzir. Mas vemos que os óbitos estão crescentes e atingem, também, jovens. A variante está muito mais agressiva e é possível compreender a necessidade de avançar mais”, disse.
Assista o vídeo do pronunciamento do Governador Renato Casagrande
Comente este post