O cirurgião de cabeça e pescoço Hélio Emerich Neto, praticamente o único que atende a Região Noroeste do Espirito Santo, operou um paciente no Hospital São Marcos, em Nova Venécia, Região Noroeste do Espírito Santo, e retirou uma das maiores tireoides já vistas, com 290 gr.
“(Teve que ser) cirurgia de tireoidectomia total devido ao tamanho da glândula. O paciente relata que há algum tempo notou um aumento do volume no pescoço, fez ultrassom e foi diagnosticado com múltiplos nódulos na glândula tireoide, passou por consulta com o endocrinologista que sugeriu biópsia e encaminhou para cirurgia de cabeça e pescoço” explica o médico.
Na biópsia foi evidenciado que os nódulos são benignos, porém devido ao tamanho dos nódulos ele estava tendo falta de ar e dificuldade para comer. No exame foi constado que era um bócio multinodular difuso maior que 7 cm.
“Normalmente só operamos nódulos benignos maiores que 4 cm, o dele tinha mais de 7 cm. Uma tireoide normal pesa de 15 gr. a 25 gr. e a dele tinha
290 gr”, comenta Hélio Emerich Filho
Comente este post