Atenção, motoristas! Estão circulando mensagens falsas em todo o país sobre notificações de multas e penalidades, como suspensão do direito de dirigir, enviadas por SMS, e-mail e aplicativos de mensagens. O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) recebeu informações de cidadãos em suas redes sociais e alerta que essas mensagens são golpes, direcionando para links que não pertencem ao órgão de trânsito.
O Detran-ES orienta que, ao receber uma mensagem sobre notificação de multa ou penalidade com link para regularização, o condutor registrado no Espírito Santo deve acessar a página oficial do órgão para consultar informações da sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do seu veículo.
Para verificar se existe algum processo de suspensão do direito de dirigir ou cassação da CNH, é necessário acessar o site www.detran.es.gov.br, selecionar o banner de serviços digitais de Infrações na página principal e clicar no serviço “Consulta de Pontuação CNH”.
Para casos de notificação de multa, o cidadão pode consultar as informações do veículo e confirmar se há alguma multa registrada. Basta acessar o serviço “Consulta de Veículos” na seção de serviços digitais de Veículos, disponível na página principal do site www.detran.es.gov.br.
Em caso de dúvidas, o cidadão pode agendar atendimento em uma das agências do Detran-ES em todo o Estado, acessando o botão “Agendamento” no site do órgão.
Outra opção é baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), onde será possível verificar possíveis infrações cometidas. A ferramenta também permite adesão ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), que envia notificações de infração e penalidade de forma exclusiva e eletrônica ao usuário.
O Detran-ES esclarece que os contatos oficiais com condutores e proprietários de veículos são feitos prioritariamente por correspondências devidamente identificadas, enviadas pelos Correios com Aviso de Recebimento (AR). Esse é o procedimento adotado para notificações relacionadas a infrações autuadas pelo Detran-ES e penalidades de suspensão e cassação do direito de dirigir.
O órgão recomenda que as pessoas desconfiem e denunciem facilidades por meio do Disque-Denúncia 181 ou pela Ouvidoria-Geral do Estado, através do telefone 0800 022 11 17 ou do e-mail ouvidoria@es.gov.br.
Comente este post