A perícia que deve apontar as causas do incêndio na fábrica de chocolates da Cacau Show, em Linhares, está prevista para sair em 30 dias. Desde a madrugada de terça-feira (07), bombeiros trabalham no combate ao fogo.
Segundo o Corpo de Bombeiros, em cerca de 24 horas — entre o início do incêndio até a manhã desta quarta-feira (08) —, foram utilizadas aproximadamente 300 mil litros de água. O trabalho é realizado com apoio da Prefeitura de Linhares e de brigadistas de empresas da região.
A perícia na fábrica começou na terça, mas, devido às chamas ainda ativas e o calor no local, o trabalho se concentra nas áreas externas e na busca e análise de imagens.
O tenente-coronel Sartório, responsável pelas ações no local, explicou que ainda não há informações sobre o que teria provocado o incêndio.
O tenente-coronel contou ainda que, durante a noite, houve registro de desabamentos de paredes e estruturas metálicas. Ninguém ficou ferido.
“O trabalho agora continua. O problema é o acesso para fazer o combate efetivo nesses focos. A gente continua com linhas de resfriamento. Existe um volume considerável de material combustível que está incandescente. Não consigo diagnosticar prazo para que esteja solucionado“, explicou.
O incêndio de grandes proporções atingiu cerca de 40% da fábrica de chocolates da Cacau Show, que fica às margens da BR-101, em Linhares, no Norte do Espírito Santo.
O fogo começou na madrugada desta terça-feira (07). O Corpo de Bombeiros foi acionado antes das 5h para ir até a fábrica, que fica no bairro Canivete.
Em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ver as chamas, muita fumaça e trabalhadores no meio da rodovia. A pista lateral da BR-101 chegou a ser interditada para as equipes trabalharem na ocorrência.
Em outro vídeo gravado por funcionários na fábrica é possível ouvir o desespero dos colaboradores durante os primeiros instantes do incêndio.
“Meu Deus, está pegando fogo em tudo. Meu Deus, corre. Corre, o fogo está vindo para cá“, diz um colaborador.
A área onde as chamas ainda queimam conta com diversos materiais inflamáveis. Segundo o Corpo de Bombeiros, é necessário deixar que todo o material seja consumido.
De acordo com a corporação, após a extinção completa das chamas, ainda haverá o trabalho de rescaldo, resfriamento do ambiente para evitar as chamas voltem.
Vai faltar chocolate nas lojas após incêndio?
Com mais de 40 mil metros quadrados, a fábrica da Cacau Show no Espírito Santo é responsável por cerca de 19% da produção da empresa. Por mês, são produzidos 28 mil toneladas de chocolates no espaço que fica em Linhares.
A Cacau Show possui outras duas fábricas no país. A empresa informou que está reorganizando a cadeia para que não haja qualquer impacto na produção.
Comente este post