Falar de gestão é ter a certeza de que falaremos da evolução da sociedade como um todo. Vivemos, atualmente, em um mercado altamente competitivo, onde o grande diferencial está na experiência que geramos aos nossos clientes.
Mas falar neste cenário é falar em evolução. Os negócios/empresas nunca mais serão os mesmos(as). Por exemplo, passamos por algumas fases desde o primórdio do mundo até os dias de hoje.
No primeiro momento da nossa economia, sobrevivemos à base das commodities. Nossos produtos eram primários, formados por minerais ou agrícolas. Os escambos eram uma forma de transação comercial muito utilizada na Antiguidade e que precedeu a monetarização das economias daquela época. O escambo era uma transação comercial sem o envolvimento de moeda; a troca de mercadorias era o que garantia a sobrevivência naquela época.
Depois, passamos para um segundo momento, focado em produtos. Foi o período em que pensávamos simplesmente na qualidade das entregas.
Quando chegamos à terceira etapa, as coisas já haviam avançado um pouco. A entrega do produto/serviço já incluía a preocupação com o atendimento. Começamos a investir melhor no atendimento dos negócios, comércios e empresas.
Agora chegamos com força à era digital. As redes sociais estão bombando. A comunicação mudou. A forma de falar com nossos clientes tem mudado a cada dia. Começamos a competir com a internet e seu custo mais barato e, por isso, começamos a pensar na experiência que geramos aos nossos clientes. Qualquer entrega feita ao cliente hoje, sem gerar experiência, não fideliza. Precisamos ter bom atendimento, produto de qualidade e novidades sempre. Gerar experiência ao cliente com mimos que o agradam: promoções, brindes, networking — tudo isso está incluso no pacote (experiência).
E é sobre isso. É sobre isso que os empreendedores e empresários precisam refletir quando não entendem o que está dando errado. É sobre isso que os empreendedores novatos precisam pensar ao iniciar um negócio.
A sobrevivência nesse mercado capitalista, canibalista e com apoio quase zero dos governantes (com relação a impostos e linhas de crédito que fomentem de verdade) precisa ser refletida antes da abertura de qualquer negócio. Será necessária dedicação.
É importante se apoiar nas iniciativas que têm sido feitas pelo Sebrae em vários municípios. O sistema “S”, no geral, possui consultores que dão suporte. Criar uma mentalidade vencedora, com planejamento estratégico para formação de um gestor, ter vontade de solucionar problemas, criar uma rede de networking, usar tecnologias avançadas de vendas, usar tecnologia para avançar administrativamente e adotar outros atos básicos de gestão são fundamentais para o sucesso do negócio.
E é preciso se preparar para o futuro. A construção deve ser diária, principalmente no aspecto mental.
A evolução dos negócios continuará. Seja bem-vindo ao século XXI.
Falar de gestão é ter a certeza de que falaremos da evolução da sociedade como um todo. Vivemos, atualmente, em um mercado altamente competitivo, onde o grande diferencial está na experiência que geramos aos nossos clientes.
Mas falar neste cenário é falar em evolução. Os negócios/empresas nunca mais serão os mesmos(as). Por exemplo, passamos por algumas fases desde o primórdio do mundo até os dias de hoje.
No primeiro momento da nossa economia, sobrevivemos à base das commodities. Nossos produtos eram primários, formados por minerais ou agrícolas. Os escambos eram uma forma de transação comercial muito utilizada na Antiguidade e que precedeu a monetarização das economias daquela época. O escambo era uma transação comercial sem o envolvimento de moeda; a troca de mercadorias era o que garantia a sobrevivência naquela época.
Depois, passamos para um segundo momento, focado em produtos. Foi o período em que pensávamos simplesmente na qualidade das entregas.
Quando chegamos à terceira etapa, as coisas já haviam avançado um pouco. A entrega do produto/serviço já incluía a preocupação com o atendimento. Começamos a investir melhor no atendimento dos negócios, comércios e empresas.
Agora chegamos com força à era digital. As redes sociais estão bombando. A comunicação mudou. A forma de falar com nossos clientes tem mudado a cada dia. Começamos a competir com a internet e seu custo mais barato e, por isso, começamos a pensar na experiência que geramos aos nossos clientes. Qualquer entrega feita ao cliente hoje, sem gerar experiência, não fideliza. Precisamos ter bom atendimento, produto de qualidade e novidades sempre. Gerar experiência ao cliente com mimos que o agradam: promoções, brindes, networking — tudo isso está incluso no pacote (experiência).
E é sobre isso. É sobre isso que os empreendedores e empresários precisam refletir quando não entendem o que está dando errado. É sobre isso que os empreendedores novatos precisam pensar ao iniciar um negócio.
A sobrevivência nesse mercado capitalista, canibalista e com apoio quase zero dos governantes (com relação a impostos e linhas de crédito que fomentem de verdade) precisa ser refletida antes da abertura de qualquer negócio. Será necessária dedicação.
É importante se apoiar nas iniciativas que têm sido feitas pelo Sebrae em vários municípios. O sistema “S”, no geral, possui consultores que dão suporte. Criar uma mentalidade vencedora, com planejamento estratégico para formação de um gestor, ter vontade de solucionar problemas, criar uma rede de networking, usar tecnologias avançadas de vendas, usar tecnologia para avançar administrativamente e adotar outros atos básicos de gestão são fundamentais para o sucesso do negócio.
E é preciso se preparar para o futuro. A construção deve ser diária, principalmente no aspecto mental.
A evolução dos negócios continuará. Seja bem-vindo ao século XXI.
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