O Governo do Espírito Santo anunciou, nesta quinta-feira (26), as mudanças no Ensino Médio que passarão a valer a partir de 2022. Os alunos terão a carga horária aumentada e uma nova grade curricular, que abre espaço para matérias optativas e ensino técnico.
A mudança, segundo o secretário estadual de Educação, Vitor de Angelo, é nacional. No Espírito Santo, a carga-horária vai passar de 900 horas para 1000 horas anuais.
A proposta, de acordo com o site criado pelo governo para detalhar as mudanças, é ampliar a carga horária progressivamente até que, durante os três anos do Ensino Médio, os estudantes completem 4.200 horas.
O tempo de estudo, segundo o governo, será dividido entre uma parte comum, chamada de Formação Geral Básica; e Itinerários Formativos, que serão disciplinas escolhidas pelos estudantes para aprofundamento.
Entenda o que muda
As disciplinas são definidas pelo Ministério da Educação, respeitando as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio.
O conteúdo básico, que será ofertado obrigatoriamente a todos os estudantes, inclui português, matemática, artes, educação física, história, sociologia e filosofia, inglês ou outra língua estrangeira.
Já os itinerários formativos são ofertados nas áreas de matemática e suas tecnologias, linguagens e suas tecnologias, humanas e sociais aplicadas, ciências e natureza e suas tecnologias e cursos técnicos profissionalizantes.
“Fizemos 10 opções de itinerários que incluem percursos típicos da área escolhida, misturando uma área com a outra e com o curso técnico. O aluno poderá escolher dentro do itinerário que será oferecido para ele pela escola”, explicou o secretário.
O objetivo da mudança, segundo Angelo, é tornar o Ensino Médio mais “atualizado”. “O objetivo da mudança é tornar essa etapa da educação, que é extremamente desafiadora, mais atualizada e para que ela faça mais sentido para as expectativas que o estudante tem em relação à escola (…) E preparar melhor o aluno para o mundo do trabalho”, pontuou.
Distribuição de carga horária
- No 1º ano do Ensino Médio, a formação geral vai ocupar 800 horas, enquanto os itinerários formativos 200h.
- No 2º ano, são 600 h de formação geral e 400 de optativas.
- No 3º ano, o peso maior passa a ser o aprofundamento nas eletivas, com 400 h de formação geral e 600 de itinerários formativos.
Comente este post