Na próxima segunda-feira (5) começa a valer uma nova matriz do Mapa de Risco no Estado para conter o avanço da covid-19. De acordo com o mapa divulgado pelo governador Renato Casagrande na sexta-feira (2), temos 37 municípios do estado que estão em Risco Extremo, 39 no Risco Alto, 2 no Risco Moderado e nenhum no Risco Baixo.
Transporte Público
Os coletivos não poderão circular até o dia 11 de abril, sendo mantida apenas a operação especial de transporte dos profissionais de saúde. Após essa data, nas cidades classificadas em Risco Extremo, os ônibus vão circular das 5h às 22h nos dias de semana e não irão circular aos finais de semana e feriados.
O governador também recomendou que os trabalhadores do setor industrial utilizem os ônibus até as 7h, trabalhadores do setor de serviços usem das 7h às 9h e os do comércio das 9h às 11h. De acordo com Casagrande, a medida visa diminuir a concentração de pessoas nos coletivos.
Já os ônibus intermunicipais poderão voltar a funcionar com até 50% da capacidade. O transporte rodoviário e ferroviário interestadual de passageiros segue suspenso em todo o Espírito Santo.
Confira quais as medidas para cada gestão de risco:
RISCO EXTREMO
Atividades essenciais: supermercados, farmácias, indústria e atividade de assistência à saúde podem funcionar até as 20h em dias de semana, no entanto ficarão fechados aos domingos e feriados.
Comércio: comércio de rua, centros comerciais e galerias funcionarão em três dias na semana (quarta, quinta e sexta-feira) das 10h às 18h para atendimento presencial. Além do funcionamento de serviços das 9h às 20h.
Atividades de ensino: as atividades educacionais com a presença de estudantes ficam suspensas, sendo permitidas aulas remotas.
Restaurantes: atendimento ao público de quarta à sexta-feira até às 16h. Após esse horário, somente delivery.
Shopping centers: poderão funcionar três vezes na semana (quarta, quinta e sexta-feira) das 10h às 20h.
Bares e academias: vão continuar fechados.
Agências bancárias e lotéricas: funcionamento de bancos apenas para saque de benefícios assistenciais. Lotéricas podem abrir de quarta à sexta-feira, das 10h às 18h.
RISCO ALTO
Medidas sociais
– Suspensão da realização de eventos;
– Suspensão da visitação de unidades de conservação ambiental e do funcionamento de todos os parques municipais;
– Suspensão do funcionamento dos cinemas, teatro, circos e similares, exceto em formato drive-in;
– Suspensão de funcionamento de espaços de lazer e recreação infantil, parques de diversões e similares.
ATIVIDADES DE ENSINO
– Suspensão das atividades com a presença de alunos em todos os estabelecimentos de ensino, da rede pública e privada, com exceção de cursos relacionados à saúde e segurança pública.
TRABALHO REMOTO
– Trabalhadores que atuam na área administrativa, independente do ramo da atividade, inclusive no ramo da administração pública direta e indireta, deverão atuar prioritariamente em trabalho remoto.
AGÊNCIAS BANCÁRIAS
– Poderão funcionar para saque de benefícios assistenciais
ACADEMIAS
– Vedada realização de atividades aeróbicas;
– Limitação de número de alunos por área do estabelecimento conforme Portaria SESA nº 226, Art. 11, §2º. Limitação de até 20 alunos por horário de agendamento, respeitando o limite de 15m² por aluno.
Comente este post