Levantamento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) aponta que as mortes e as internações por covid-19 caíram entre os grupos que já tomaram as duas doses da vacina contra o vírus.
Os números do grupo de 90 a 95 anos são um retrato dessa queda. Quando a vacinação começou, em fevereiro deste ano, o percentual de internação nesta faixa etária era de 3,70%. Três semanas depois do início da imunização, subiu para 4,70%. Apesar do aumento, o índice logo despencou, chegando a 0,67%, o menor registrado no ano.
No grupo de idosos entre 85 e 90 anos, os dados também chamam a atenção. No início da vacinação, o público desta faixa etária representava 2,99% dos internados. Agora, são 1,34%. Em entrevista à TV Vitória, o subsecretário de Saúde, Luiz Carlos Reblin, comentou a mudança nos percentuais.
“Nós estamos chegando no momento que a vacina começa a produzir seus efeitos. Países como Estados Unidos, Israel, na Europa, países que ja vacinaram uma parcela importante da sua população já tem os resultados, as pessoas já estão vivendo um padrão parecido com o que nós vivíamos antes da pandemia. Aqui no Brasil e aqui no Espírito Santo, como nós ainda não temos a população toda vacinada, nós podemos observar que alguns grupos que foram vacinados no início eles já tem um efeito benéfico da vacinação”, ressaltou.
Acompanhando o número de internações, os óbitos também estão em queda no Espírito Santo. Em fevereiro, 4,62% das mortes eram de pessoas da faixa etária de 90 a 95 anos. Hoje a taxa está em 1,25%
A pós-doutora em Epidemiologia, Ethel Maciel, define como animadores os primeiros resultados da vacinação contra a covid-19 no Espírito Santo. Na terça-feira (04), a especialista publicou, em uma rede social, dois gráficos que mostravam uma redução no número de internações e óbitos pela doença.
Nas imagens compartilhadas, Ethel compara o número de óbitos e internações registradas no estado antes e após o início da imunização.
Além das fotos, ela compartilhou um pequeno texto, explicando a leitura e interpretação das informações. Veja:

Comente este post