Caso o cidadão tenha perdido o comprovante físico da vacinação (o cartão de vacina), para comprovar a imunização, não é necessário emitir um novo documento. Basta acessar algumas das plataformas disponíveis e emitir um novo comprovante.
O secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, explicou durante uma entrevista ao vivo , quais serão os comprovantes aceitos.
“Será válido tanto o comprovante do ConectSUS, que é o aplicativo do Ministério da Saúde, quanto o da plataforma Vacina e Confia, os comprovantes físicos e também as plataformas municipais, que disponibilizam comprovante de vacinação”, disse o secretário.
ConectSUS – Para pedir o documento, basta a pessoa acessar o site ou o aplicativo do ConecteSUS. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível na App Store (para iOS) e no Google Play (para Android).
Ao entrar no sistema com o CPF e a senha, basta o usuário ir em vacinas e clicar em qualquer uma das doses. Na tela que abrir aparecerá, no rodapé da página, o botão “Certificado de Vacinação”.
O documento aparecerá com os dados pessoais e da vacina na frente e um QR Code no verso para que se verifique a validade. É possível, também, exportar as informações em PDF para guardá-las no celular ou imprimir o documento.
Comente este post