A Marcopolo investiu R$ 30 Milhões, nos últimos dois anos na sua fábrica de São Mateus. O foco foi 100% no aumento da eficiência, tudo para, junto com a linha de produção de Caxias do Sul (RS), sede da multinacional, dar conta do aumento da demanda de ônibus no pós pandemia. Renovação da frota, eletrificação e a renovação do programa Caminhos da Escola, do governo federal, empurram todo o seguimento.
Só a Marcopolo terá que entregar 7,5 mil ônibus ao Ministério da Educação até o fim deste ano. São Mateus veio sendo preparada para dar sua contribuição. Qualquer ônibus urbano da companhia, (os elétricos ainda não), pode ser produzido no Estado. Para dar conta, a empresa ainda investiu na verticalização de alguns processos por aqui: estofados e produção de chicotes elétricos, por exemplo.
Hoje e unidade mateense opera, em algumas situações, acima de sua capacidade, que é 16 ônibus por dia. Só é possível por conta dos mais de R$ 30 milhões aportados. De olho na realidade atual e nas demandas futuras, a Marcopolo, anunciou em dezembro do ano passado um investimento de R$ 50 milhões para ampliar a fábrica de São Mateus e começar a montar veículos elétricos. A capacidade passará para 26/dia e o número de funcionários, hoje em 2 mil, deve chegar aos 2,4 mil.
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